Aécio busca apoio do governo para votar propostas de políticas públicas que aperfeiçoam o Bolsa Família

REPÓRTER:

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, se reuniu, nesta terça-feira, com o presidente da República, Michel Temer, para pedir o apoio do governo para duas propostas de sua autoria em tramitação no Senado Federal, que aperfeiçoam o programa Bolsa Família. Ambas estão paradas desde 2014 por causa da oposição do PT às melhorias no programa. O primeiro deles é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 448, de 2013, que torna o programa Bolsa Família uma política de Estado, incorporada à Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Aécio ressaltou que a proposta dará segurança aos beneficiários que dependem do programa, já que o pagamento do benefício estará garantido independentemente do partido que estiver no poder.

SONORA DO SENADOR AÉCIO NEVES

“Trouxe ao presidente uma proposta que já havia encaminhado em 2014 no Congresso Nacional, sob a objeção e a oposição ferrenha do PT, que transforma o Bolsa Família em política de Estado. Vim buscar o apoio do presidente da República e dos demais partidos da base para que esta seja, quem sabe, ao lado das medidas do campo econômico, uma medida consistente também no plano social para demonstrar que o ajuste, o equilíbrio das contas públicas pode conviver com a consolidação das políticas sociais que são efetivamente relevantes para a população brasileira.”

REPÓRTER:

Além do projeto que transforma o Bolsa Família um programa permanente, Aécio ressaltou a importância de aprovar o PLS 458, também de 2013, que garante a manutenção do pagamento por seis meses para o beneficiário que aumentar a renda familiar, seja pelo ingresso ou pelo retorno ao mercado formal de trabalho, ultrapassando o limite hoje estabelecido para ser atendido pelo programa. Aécio salientou que a proposta de sua autoria dará maior garantia aos beneficiários do programa.

SONORA DO SENADOR AÉCIO NEVES

“Pode parecer para algumas pessoas estranho, mas não é. Porque o que temos de constatado no país inteiro é o receio de beneficiários do Bolsa Família de arriscarem em um emprego de carteira assinada sem saber até quando vai ficar naquele emprego e, depois, se perder o emprego, não conseguir mais retornar ao Bolsa Família. Portanto, é algo que já está inclusive sendo elaborado pelo próprio ministério do presidente Temer, mas como esta proposta já está avançada, o presidente concorda que ela deva ter o apoio do governo federal.”

REPÓRTER:

Em entrevista, Aécio contou que também conversou com o presidente Temer sobre o cenário econômico do país. O senador defendeu, como prioritária para retirar o país da crise, a votação da PEC que limita o aumento dos gastos públicos à inflação do ano anterior. Aécio ressaltou ainda a importância para o país da reforma da Previdência Social e da Reforma Política.

De Brasília, Shirley Loiola.