“A questão essencial foi resolvida e o Brasil passa a ter uma nova chance”, Aécio sobre impeachment de Dilma

REPÓRTER:

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira, por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment da ex- presidente Dilma Rousseff. Ela foi condenada pelos crimes de responsabilidade fiscal, as chamadas “pedaladas fiscais” feitas para maquiar as contas públicas, e pelos decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional. Em entrevista coletiva, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, destacou que a partir de hoje o Brasil passa ter uma nova chance de superar as crises econômica e social.

SONORA DO SENADOR AÉCIO NEVES

“A questão essencial foi resolvida e o Brasil passa a ter uma nova chance. Tudo aquilo que dizíamos ao longo de todo este processo foi compreendido como correto por uma maioria extremamente expressiva. O que fica para o futuro é algo, a meu ver, pedagógico. Todos aqueles que assumirem cargos públicos devem ter a noção clara de que devem cumprir a lei em todos os seus instantes, em todos os seus detalhes. Quem não cumpre a lei recebe a pena estabelecida na Constituição e a pena para quem comete crime de responsabilidade é o afastamento definitivo do cargo.”

REPÓRTER:

Aécio Neves salientou que o novo governo deve enfrentar os problemas do país, a partir de agora, “com coragem e sem ambiguidades”.

SONORA DO SENADOR AÉCIO NEVES

“O Brasil se dá uma nova chance. De olhar para o futuro e construir uma agenda de reformas urgentes. A magnitude, a dimensão do descontrole da economia brasileira, com enorme repercussão na vida cotidiana das pessoas, com a perda de direitos, com a perda de renda, com o desemprego avassalador, precisa ser enfrentado com coragem e sem ambiguidades. É preciso, e fica aqui esse alerta do presidente nacional do PSDB, de que o partido do hoje presidente Michel Temer diga com clareza até onde vai o seu compromisso com o seu próprio governo e com essa nova agenda.”

REPÓRTER:

Apesar de ter sido destituída do cargo de presidente, por 42 votos a 36, Dilma não foi punida com a inabilitação para funções públicas. Com isso, ela poderá se candidatar para cargos eletivos e também exercer outras funções na administração pública. Michel Temer foi empossado presidente da República ainda nesta quarta, em sessão do Congresso Nacional.

De Brasília, Shirley Loiola.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+