O senador Aécio Neves participou, nessa quarta-feira (22/05), na Câmara dos Deputados, do lançamento do livro “Dez anos da Comissão de Legislação Participativa”. A obra relata a história dessa comissão, criada quando o então deputado Aécio Neves presidia a Câmara. Durante o evento, o senador lembrou que a comissão foi implantada ao lado de uma série de inovações que ficaram conhecidas como “Pacote Ético” no período de sua gestão.
“Foi naquela gestão que acabamos com a imunidade parlamentar, criamos a comissão de ética que não existia e criamos também a comissão de Legislação Participativa. Eu dizia, na época, que essa comissão era uma janela mais que aberta, escancarada para que a sociedade brasileira de alguma forma se reencontrasse com o Parlamento. Essa comissão é, sem dúvida, um dos mais vigorosos instrumentos de aproximação da sociedade brasileira com seus representantes”, disse o senador em seu discurso.
O senador Aécio Neves lembrou ainda que a inspiração para a criação da comissão veio da experiência de países europeus.
“Essa comissão já existia em Parlamentos europeus, em países que possuem uma democracia mais sólida e antiga do que a nossa e compreenderam que a democracia só se solidifica e se eterniza quando a sociedade se sente dela parte. E essa comissão é a presença efetiva da sociedade com todas as suas estratificações e capilaridades dentro do Congresso Nacional”, afirmou o senador.