Local : Belo Horizonte – MG
Assunto: Alpargatas instala em Montes Claros, investimento, emprego
Sobre a instalação da empresa em Montes Claros
Hoje é um dia extremamente importante para Montes Claros, em especial, mas para todo o Norte de Minas. Concluímos uma negociação que já vem sendo conduzida há muito tempo enquanto eu ainda era governador do Estado e que culminou com a decisão da Alpargatas de se instalar em Montes Claros. Isso significa que, além dos investimentos de cerca de R$ 200 milhões, teremos a geração inicial de 2.250 novos empregos diretos. Isso, obviamente, poderá, ao longo do tempo, se ampliar, inclusive, em uma velocidade muito grande. A Alpargatas como todos sabemos, dentre os produtos, fabrica as sandálias Havaianas, um sucesso de vendas no mundo inteiro. Isso significa que, ao aumentar a produção das Havaianas, em Montes Claros, a perspectiva de que se agregue em pouco tempo a esses 2.250 novos empregos, um volume ainda maior.
Quero cumprimentar o governador Antonio Anastasia, os nossos companheiros de Montes Claros e da região pelo empenho para que essa fábrica viesse para Minas Gerais. Lutamos muito contra outros estados que ofereciam uma série de incentivos e que quase levaram para lá a Alpargatas porque, infelizmente, e eu volto lamentavelmente a este assunto, a presidente da República do PT vetou uma proposta que incluímos numa Medida Provisória que criava condições de, na região de Montes Claros, em todos os municípios do Norte de Minas, do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri, que pudéssemos ter incentivos especiais para que outras indústrias, outras empresas pudessem gerar empregos nessa região.
No último momento do mandato do presidente Lula, infelizmente, ele editou uma medida provisória que beneficiou apenas o Estado de Pernambuco. Isso fez com que uma nova fábrica da Fiat fosse para Pernambuco, portanto, tirando empregos de Minas Gerais. Não somos contra o desenvolvimento de outras regiões do país, mas propusemos que os mesmos incentivos que levaram, por exemplo, a Fiat para Pernambuco pudessem ser dados nessa região mineira nossa da Sudene que tem as mesmas dificuldades de crescimento que tem algumas regiões do Nordeste. Aprovamos no Congresso Nacional essa medida pelo esforço de nossos parlamentares na Câmara, apesar da posição clara, contrária do PT, e sem qualquer manifestação mais firme dos petistas de Minas. Quando chegou no Senado, fizemos uma carga grande, aprovamos essa proposta de que os incentivos pudessem ser dados também em Montes Claros e nesta região. O líder do PT ficou de negociar com a presidente a sanção desse projeto. O que ocorreu: ela vetou integralmente esse projeto, excluindo essa nossa região desses incentivos. Digo isso, porque a Alpargatas vem hoje para esta região pelo esforço exclusivo do governo do Estado, do governador Anastasia, do governo do PSDB, mas muitas outras empresas, muitas outras indústrias poderiam estar vindo se instalar nesta região não fosse a falta de sensibilidade do governo federal do PT que vetou a nossa proposta e impediu que as empresas tivessem um tratamento tributário mais favorável nessa região, reduzindo, vou repetir os efeitos daquela medida apenas para o Estado de Pernambuco.