Uma tradição iniciada por Tancredo Neves, ex-presidente da República, tem sido mantida pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, às vésperas de decisões importantes em sua vida pública: a visita a São João del Rei (MG). O tucano esteve na cidade de seu avô na manhã desta sexta-feira (13), onde iniciou caminhada que o levará à oficialização de sua candidatura à Presidência da República, neste sábado (14), na Convenção Nacional do PSDB, em São Paulo (SP).
Cercado por família, amigos, população, lideranças políticas e militantes da Juventude do PSDB e do Tucanafro, Aécio reconheceu que inicia uma longa jornada. “Vamos construir um tempo novo no Brasil, de ética, decência na vida pública e sobretudo coragem para transformarmos para melhor esse país”, disse.
“Saio a partir de hoje a caminhar pelo Brasil, mas levando Minas, seus valores e seus exemplos, sempre no local mais profundo do meu coração. Sei que dificuldades encontraremos no caminho, mas a minha coragem será sempre muito grande”, afirmou.
Iniciando sua caminhada a partir do Solar dos Neves, residência onde viveu Tancredo, Aécio percorreu as ruas do centro histórico de São João del Rei, cumprimentando moradores, e visitou a capela de Santo Antônio, construção erguida por volta de 1774. O presidente nacional do PSDB foi ainda ao Teatro Municipal, onde encontrou amigos e lideranças políticas da região, e ao cemitério da Igreja de São Francisco de Assis, onde visitou o túmulo de Tancredo.
Mudanças
Aécio Neves destacou que o PSDB nunca esteve tão unido e determinado, com as “forças de oposição cada vez mais fortalecidas” para expressarem um “claro e crescente” sentimento de mudança por todo o país.
“Teremos dissidências cada vez mais amplas por todo Brasil, e essas dissidências fortalecerão a oposição, porque elas representam o sentimento que é dos brasileiros hoje: sentimento de mudanças profundas. Estamos saindo hoje de São João del Rei para dar a vitória às oposições e atendermos a esse clamor que hoje tem mais de 70% da população brasileira”, salientou.
“Cabe a nós da oposição representar e expressar esse sentimento de mudança corajosa, mudança verdadeira, mudança com quadros qualificados”, afirmou Aécio.
Questionado pela imprensa, Aécio comentou ainda as manifestações contrárias à presidente da República, Dilma Rousseff, durante a abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (13), em São Paulo.
“Acho que ela colhe um pouco aquilo que plantou ao longo dos últimos anos. É alguém que governa com mau-humor permanente, com enorme arrogância, sem dialogar com a sociedade brasileira, de costas para a sociedade, achando que por ter a caneta na mão tudo pode, sem se preocupar com o que virou o governo do ponto de vista ético, com essas sucessivas denúncias de corrupção”, observou Aécio Neves.