“Temos que atuar fazendo com que a Constituição seja respeitada e que as instituições sejam preservadas, e a decisão do STF dificilmente será contestada pelo Senado Federal”, diz Aécio sobre prisão de líder do governo

O STF autorizou a prisão preventiva do senador Delcídio sob acusação de ter oferecido dinheiro ao ex-diretor da Petrobras para que não fechasse acordo de delação premiada com a PF

Foto : George Gianni

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, declarou há pouco que a bancada do PSDB no Senado defende a convocação ainda hoje de sessão de votação da Casa para decidir, por meio de voto aberto, sobre a prisão do líder do governo, senador Delcídio Amaral, ocorrida esta manhã após decisão unânime dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O senador manifestou surpresa com a prisão do líder do governo e disse que a orientação do PSDB é pelo cumprimento do artigo 53 da Constituição que estabelece que deputados ou senadores não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável, e nesses casos, os autos devem ser remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

O STF autorizou a prisão preventiva do senador Delcídio sob acusação de que ele teria oferecido dinheiro ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para que não fechasse um acordo de delação premiada com a Polícia Federal.

“Acho que todos nós, do Congresso, e grande parte da sociedade brasileira, fomos pegos de surpresa. Os fatos relatados até aqui são extremamente graves e eu defendo que o Senado cumpra a sua responsabilidade constitucional no dia de hoje ainda. Manter essa questão em suspenso, a meu ver, transfere uma questão extremamente grave que circunda um senador da República para todo o Senado Federal”, afirmou o presidente do PSDB após reunião dos presidentes dos partidos com o presidente do Senado.

Aécio Neves disse que o posicionamento da bancada do PSDB deverá acompanhar a decisão tomada pelos ministros do STF.

“A partir do conhecimento específico dos autos e temos ainda fragmentos do que a própria imprensa tem divulgado, posso antecipar que para nós, do PSDB, o caminho natural é, obviamente, acompanhar a decisão do Supremo Tribunal Federal que já teve a oportunidade de analisar a matéria”, afirmou.


Palácio do Planalto

Indagado sobre as consequências da prisão do líder do governo e das investigações feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal junto ao Palácio do Planalto e à presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves reiterou que as investigações da Operação Lava Jato devem ser aprofundadas.

“Acho que ainda há um vácuo porque no conjunto dessas provas que têm vindo à tona, nas denúncias que vem sendo apresentadas e nas prisões que estão sendo feitas, é preciso que aqueles que efetivamente comandaram o Brasil e tinham o poder de decisão em relação a todas essas matérias, seja pela nomeação ou mesmo na aprovação dos negócios, é preciso que essas questões estejam esclarecidas. Não tenho dúvida de que a partir do aprofundamento dessas delações, ou pelo menos a partir do momento em que elas venham à tona, fica absolutamente claro a proximidade de todo este esquema com o Palácio do Planalto. Sem a aquiescência, sem o beneplácito do Palácio do Planalto, seria impossível montar um esquema desta complexidade, desta profundidade, que acabou por manter o atual grupo político no poder”, afirmou Aécio.

Nas operações de hoje da Polícia Federal também foram presos o empresário André Esteves, CEO do Banco BTG Pactual, e o advogado Edson Ribeiro.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+