Em Lima, Aécio anuncia apoio do PSDB à luta por liberdade na Venezuela

Aécio anunciou apoio à mobilização pela libertação dos oposicionistas presos pelo governo venezuelano

Foto : Cecília Larrabure

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, anunciou nesta sexta-feira (27/03), em Lima, no Peru, apoio do partido à mobilização internacional pela libertação dos oposicionistas presos pelo governo Nicolás Maduro, na Venezuela.

Durante palestra em seminário organizado pela Fundação Internacional da Liberdade, em Lima, Aécio voltou a criticar a omissão do governo do Brasil e de países vizinhos diante da escalada antidemocrática do regime de Maduro e anunciou a decisão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de integrar o grupo de líderes políticos que fará a defesa dos opositores venezuelanos Leopoldo López, preso há mais de um ano, e do prefeito de Caracas Antonio Ledezma, detido mês passado.

“Há uma omissão hoje grave de governos eleitos democraticamente em relação à escalada autoritária que toma conta de alguns países. No caso do Brasil, é muito mais do que uma omissão, é uma cumplicidade extremamente grave com esses regimes. O ex-presidente Fernando Henrique pediu, inclusive, em seu nome, que eu aqui hoje anunciasse, que ele está aceitando o convite do ex-primeiro-ministro Felipe González e participará, pessoalmente, da banca de defesa na Venezuela”, disse Aécio.

O ex-primeiro-ministro espanhol Felipe Gonzáles coordena o grupo que pretende ir à Venezuela intermediar o diálogo entre governo e oposição.

Apoio aos familiares de líderes presos
 
Aécio Neves anunciou também uma visita de parlamentares brasileiros à Venezuela para prestar apoio aos familiares dos líderes oposicionistas presos.
“No momento em que há uma ausência do governo do Brasil, cabe a nós, lideranças políticas, fazermos o que os nossos governos não vêm fazendo. Estamos organizando uma ida de lideranças importantes do Brasil, e eu pretendo participar deste grupo. É um gesto claro de comprometimento com a democracia e com a liberdade. Queremos para o nosso país o mesmo que queremos para os nossos vizinhos, povos irmãos, que estão no nosso entorno”, afirmou.

Na viagem a Lima, o senador Aécio Neves se encontrou com as esposas dos oposicionistas: Mitzy Ledezma e Lílian López.

“O senador Aloysio Nunes também fará um grande ato na Comissão de Relações Exteriores em defesa da liberdade na Venezuela”, afirmou Aécio.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+