O senador Aécio Neves defendeu, na noite desta segunda-feira (21/04), o fim da dependência dos municípios brasileiros ao governo federal e seu reconhecimento como parceiros fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Aécio Neves foi o orador oficial da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, que marca a comemoração do Dia de Tiradentes, em Ouro Preto.
Aécio Neves alertou para a situação de calamidade de municípios, muitos sem condições de cumprir obrigações básicas.
“Não posso deixar de registrar especialmente a solidariedade de Minas com os municípios brasileiros. Que veem suas portas sendo paulatinamente fechadas pela insolvência e a insuficiência financeira para cumprir suas obrigações mais básicas. Esperamos a hora em que finalmente a solidariedade política e o espírito público os libertarão do ferrolho da crônica dependência e das humilhantes obrigações de reverência ao poder central. A hora em que serão reconhecidos, como devem ser, como parceiros fundamentais do nosso processo de desenvolvimento”, afirmou o senador.
Pacto Federativo
Em seu discurso na Praça Tiradentes, Aécio Neves defendeu a celebração de um novo Pacto Federativo entre a União e estados e municípios, com uma distribuição de recursos mais justa.
“O país anseia por justiça tributária e por um novo Pacto Federativo, capazes de nos fazer convergir em torno das grandes causas nacionais e realizar as vocações do Brasil do Sul e do Sudeste; do Brasil central; do Brasil do Norte e do Nordeste, onde permanecem intocados verdadeiros enclaves do esquecimento. Que as razões da nacionalidade nos fortaleçam para que juntos possamos construir o país sonhado por tantos brasileiros”, disse Aécio Neves, governador de Minas Gerais de 2003 a 2010.
Dia de Tiradentes
A solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência faz parte das comemorações do Dia de Tiradentes, Patrono Cívico do Brasil. Ela ocorre anualmente em Ouro Preto, para onde a capital de Minas é transferida durante o 21 de abril. Neste dia, pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil são agraciadas. Em 2014, a cerimônia coincide com os 30 anos do movimento Diretas Já e os 25 anos da Constituição do Estado.