REPÓRTER: O prefeito de Contagem, Alex Freitas (PSDB), esteve em Brasília nesta quarta-feira para buscar recursos junto ao Ministério das Cidades para as obras de recapeamento e pavimentação da Via Expressa que fazem parte de Contagem. As obras estão orçadas em cerca de R$ 40 milhões. Antes de se reunir com o ministro Bruno Araújo, o prefeito foi recebido pelo senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais. No encontro, Alex Freitas destacou a importância do apoio do senador tucano para que o projeto de ampliação do metrô que liga Belo Horizonte a Contagem se concretize. O projeto inicial prevê a expansão da linha até o Bairro Novo Eldorado. Mas a intenção é que chegue até o Bairro Bernardo Monteiro, o que daria aproximadamente sete quilômetros. A estimativa, segundo Freitas, é de que cada quilômetro custe cerca de R$ 100 milhões. O administrador do município conta como foi seu encontro com Aécio Neves e destaca que seu maior desafio é arrumar recursos para a obra.
SONORA PREFEITO DE CONTAGEM – ALEX FREITAS
“A gente discutiu mais uma vez investimentos de pavimentação e recapeamento na cidade de Contagem. E também uma agenda que trata da expansão do metro na região metropolitana de Belo Horizonte, mais especificamente em Contagem. O ministro está se esforçando para conseguir orçamento e nós estamos fazendo a nossa parte no tocante a projetos e levantamentos para que as coisas se encaixem. E o senador tem feito a mediação de lá pra cá. Esperamos levar boas notícias para a população de Belo Horizonte e de Contagem.”
REPÓRTER: O sistema de transporte de Contagem vai atender cerca de 150 mil pessoas por dia. Ele inclui a construção do Terminal Rodoviário Metropolitano e do Terminal de Ônibus Urbano, equipamentos que seriam interligados por uma passarela de pedestres com aproximadamente 200 metros lineares. De Brasília, Shirley Loiola.