SUGESTÃO:
A grave crise financeira vivida pelos municípios mineiros foi o principal tema do II Encontro de Prefeitos e Lideranças do Leste de Minas, realizado nesta sexta-feira (09/03) em Coronel Fabriciano. O senador Aécio Neves (PSDB) participou do evento, como convidado para o debate, e ouviu dos prefeitos, vereadores e deputados das regiões do Vale do Aço, Leste e Médio Piracicaba relatos sobre as dificuldades enfrentadas nos municípios. O prefeito da cidade sede do encontro, Marcos Vinicius, apresentou uma carta reivindicando ao governo de Minas a regularização dos repasses dos recursos devidos aos municípios. Após esse momento, Aécio afirmou que uma comissão de prefeitos deverá ir a Brasília em busca de apoio do governo federal.
SONORA SENADOR AÉCIO NEVES
“Estou aqui conversando com os prefeitos da região sobre um novo pacto federativo e vamos na semana que vem, estou convidando inclusive o prefeito Marcos Vinícius para ir a Brasília, ao lado de outros prefeitos, prefeito André (Merlo) de Valadares que aqui está, prefeito de Itabira, Ronaldo, além de outros que aqui vieram, para que possamos discutir uma forma para que recursos do governo federal possam ir diretamente para os cofres dos municípios.”
SUGESTÃO:
Aécio destacou a importância de que os prefeitos imponham uma nova agenda. E criticou o bloqueio e atraso nos repasses de recursos devidos pelo governo do Estado às prefeituras. Segundo a Associação Mineira dos Municípios (AMM), a dívida é de R$ 2,5 bilhões em recursos da saúde e outros R$ 748 milhões referentes ao IPVA recolhido em janeiro, mas ainda não repassados.
SONORA SENADOR AÉCIO NEVES
“O que vem acontecendo em Minas pune aqueles que menos têm, que são os municípios. Essa é a razão de construção de um novo pacto federativo, onde não sejam usurpados recursos dos cofres municipais, recursos que a Constituição lhes garante. Minas vive hoje um momento trágico da sua história, onde recursos da área da saúde, do ICMS, do IPVA, do transporte escolar, vêm sendo retidos sucessivamente pelo governo do Estado.”
SUGESTÃO:
Após o encontro, o senador Aécio Neves participou de reunião de prefeitos e lideranças em São José da Safira, no Vale do Rio Doce, com a presença de cerca de 50 prefeitos. Na quinta-feira, Aécio participou como convidado de um encontro de prefeitos e lideranças dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, realizado pelo prefeito de Jequitinhonha, Roberto Botelho (PSDB).
De Brasília, Shirley Loiola.