A comissão especial do impeachment no Senado, que vai analisar o processo de afastamento da presidente da República, elegeu nesta terça-feira o senador Raimundo Lira, do PMDB, da Paraíba, para a presidência do colegiado. Sob protesto da bancada do PT, o senador Antônio Anastasia do PSDB, de Minas Gerais, foi eleito para a relatoria. O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, ressaltou, em entrevista logo após a eleição, que a indicação de Anastasia seguiu todas as normas previstas pelo STF e destacou que o senador mineiro é extremamente competente para assumir o cargo.
Sonora do senador Aécio Neves
“A eleição do senador Antonio Augusto Anastasia é a garantia que nós teremos um relatório absolutamente qualificado. É lamentável que o PT perca tempo e gaste suas energias num combate absolutamente sem sentindo tentando vetar um homem da qualidade do Anastasia numa indicação que cumpre integralmente o que determina o próprio Supremo Tribunal Federal e o regimento desta Casa”.
Aécio Neves ainda cobrou celeridade na análise do processo de impeachment e pediu serenidade aos partidos durante os trabalhos da comissão em razão dos ataques pessoais que têm sido feitos aos nomes da oposição.
Sonora do senador Aécio Neves
“Nós devemos, portanto tratar um assunto dessa seriedade com absoluta responsabilidade com muita serenidade. E a presença tanto do senador Raimundo Lira na presidência quanto do senador Anastasia na relatoria é garantia que teremos um trabalho do mais alto nível. Vencida essa etapa, vamos nos dedicar agora ao amplo direito de defesa da presidente da República aos argumentos da acusação e ao cumprimento dos prazos. É isso que espera a sociedade brasileira: serenidade por um lado, e celeridade por outro”.
Antonio Anastasia terá a partir de hoje até dez dias úteis para elaborar um parecer recomendando ao Senado a instauração ou o arquivamento do processo de impeachment. Se as previsões de Raimundo Lira se confirmarem, o parecer deverá ser votado pela comissão em 6 de maio. Ainda de acordo com a estimativa do senador do PMDB, o relatório de Anastasia deverá ser submetido ao plenário principal do Senado no dia 11 de maio. De Brasília, Shirley Loiola.
Boletim