O senador Aécio Neves anunciou no início da noite desta terça-feira (16/06) que a Venezuela autorizou a Força Aérea Brasileira (FAB) a entrar no país com a comitiva de senadores da oposição que farão uma visita de apoio aos presos políticos venezuelanos.
Aécio Neves sobre o pouso do avião da FAB na Venezuela:
“Houve, em primeiro lugar, uma ação importante do senador Renan, presidente do Congresso, a partir de uma solicitação formal do senador Aloysio e minha por uma aeronave que levasse uma comissão de senadores. O ministro Jacques Wagner veio comunicar que, após gestões, segundo ele encaminhadas junto ao governo venezuelano, houve autorização para o pouso de uma aeronave militar que levará uma comitiva de senadores à Venezuela na próxima quinta-feira. Me parece o gesto do ministro Jacques, também, extremamente correto e, na verdade, até de alguma reciprocidade.
O Brasil recebeu na última semana o presidente da Assembleia venezuelana que veio, num avião também oficial, visitar o Brasil. Vamos lá, atendendo um convite das oposições da Venezuela, agora, de forma oficial, numa aeronave oficial. E nós achamos que essa foi uma decisão acertada, tanto do governo brasileiro quanto do governo venezuelano.
Vamos então organizar nossa comitiva. Vamos decolar na próxima quinta-feira pela manhã e chegaremos por volta de 11:30 na Venezuela, e faremos uma programação organizada pelas oposições. Com dois objetivos prioritários: fazer mais um chamamento à libertação dos presos políticos e também clamar pela definição da data das eleições parlamentares naquele país, sob a fiscalização e o acompanhamento de organismos internacionais.”