O candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, participou, neste domingo (29/06), em São Paulo, da convenção do PSDB-SP, ao lado de lideranças tucanas.
Leia abaixo trechos do discurso do senador:
Meus amigos, minhas amigas do estado de São Paulo, não apenas tucanos e tucanas, mas companheiros e companheiras dos diversos partidos aliados que se somam hoje à candidatura de Geraldo Alckmin.
Os olhos da nação inteira, neste instante, estão postos sobre esta convenção, sobre este encontro político porque sabem, os brasileiros, simpáticos a nós ou não, que aqui está se decidindo não apenas o futuro de São Paulo, mas também o futuro do Brasil. É daqui de São Paulo, do vigor do trabalhador paulista, dos exemplos de administrações sérias e respeitáveis, como foram a de Franco Montoro, de Mário Covas, de José Serra e é de Geraldo Alckmin, que políticos de todo o Brasil hão de se inspirar para resgatar a relação perdida hoje entre representante e representando.
Este profundo divórcio que afasta hoje os cidadãos da política só pode ser efetivamente reduzido, quando tivermos cada vez mais no Brasil administrações como a de Geraldo Alckmin, honradas e eficientes, corajosas na busca da superação das enormes dificuldades que certamente se colocam à frente dos grandes governantes. Não pode haver para um candidato à Presidência da República, honra e orgulho maior do que caminhar ao lado de Geraldo Alckmin, da sua história, da sua honradez e da sua dignidade.
Ao ver, mais uma vez, reunidos aqui, algumas das mais expressivas lideranças políticas desse país, é preciso que se faça um alerta, um alerta claro em relação àqueles que se apresentam a cada instante com posições diferentes. Não mudamos de lado. Estamos aqui para reafirmar nossa crença na boa política e administração séria, administração competente e que apresenta resultados tem que continuar e é por isso que São Paulo dará mais quatro anos de mandato à Geraldo Alckmin.
Da mesma forma, aqueles que frustraram a confiança, aqueles, como ocorre hoje no plano federal, que abdicaram, que abriram mão de um projeto transformador de país para se contentar única e exclusivamente com um projeto de poder vão colher nas urnas, daqui a três meses, aquilo que plantaram, a repulsa da população brasileira, porque estamos nos preparando para dar início a um novo ciclo no Brasil. O ciclo onde a decência e a eficiência, quase que como irmãs siamesas, possam novamente caminhar juntas também no Brasil, como ocorre no estado de São Paulo.
Queremos resgatar, no plano federal, a capacidade de construirmos um novo projeto. Generoso com a Federação, permitindo que volte a haver financiamento adequado à saúde pública, que vem diminuindo nesses 11 anos de PT. Que possamos estabelecer no Brasil uma efetiva política nacional de segurança em lugar da criminosa omissão que hoje conduz as ações do governo federal, nesse tema tão urgente a todos os brasileiros.
Queremos resgatar não apenas na saúde, mas na educação também, a eficiência perdida. Hoje, pontuamos nos últimos lugares nos principais rankings de educação em todo o Brasil. E, como disse o senador Aloysio, ninguém como nós pode falar da questão ambiental e da questão da sustentabilidade.
Desde a Assembleia Nacional Constituinte, sob a liderança de Fábio Feldmann, organizamos e escrevemos um dos mais avançados capítulos do meio ambiente de todas as constituições do mundo. Aqui, na Serra do Mar, o governo de Serra e Geraldo Alckmin dão um exemplo a todo o país, como demos em Minas nas nossas bacias hidrográficas.
É preciso sim, que enfrentemos, com a nossa história de vida, com a qualidade dos nossos companheiros já testados em inúmeras ocasiões, esse dramático quadro de “estaginflação” que tomou conta do Brasil. Paramos de crescer e a inflação insiste em continuar crescendo pela leniência de um governo que não se mostra preparado para a complexidade dos desafios do Brasil. O aprendizado do PT no governo federal custou e vem custando muito à sociedade brasileira.
Nesse momento em que o Brasil olha mais uma vez para São Paulo, São Paulo, de forma extremamente generosa, oferece aos brasileiros, o mais qualificado governador da nossa história recente, homem público absolutamente exemplar, cuja liderança e apoio à nossa candidatura, incontestável em todas as suas manifestações, haverá de inspirar os paulistas, mas haverá também de orientar o apoio de inúmeros brasileiros.
Somos a partir de agora, um só corpo, uma só alma e uma só voz pela de decência e honradez na vida pública, pela continuidade do que deu certo em São Paulo e pelo fim daquilo que vem infelicitando os brasileiros nas ações do governo federal.
Disse e repito aos companheiros e companheiras que estão aqui a todos aqueles que comparecem a essa convenção:
É tão grandiosa a tarefa que temos pela frente, mas é tão urgente e tão necessária ao Brasil, que encerro essas palavras dizendo aqui a todos que se reúnem nessa extraordinária convenção:
Me dêem a eleição em São Paulo que darei a vocês uma nova Presidência da República. Digna e honrada para orgulho dos paulistas e de todos os brasileiros, com a vitória de Geraldo governador. Um grande abraço e até 5 de outubro.