Ao lado do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do presidente da ALMG, Tadeu Leite, Aécio participa de homenagem pelos 40 anos de morte do presidente Tancredo Neves em São João del-Rei
O deputado federal Aécio Neves participou, neste 21 de abril, em São João del-Rei, das homenagens pelos 40 anos de morte do presidente Tancredo Neves. Ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Leite, Aécio afirmou que ao homenagear Tancredo, o patrono da redemocratização do Brasil, a nova geração de políticos brasileiros está homenageando todos aqueles que permitiram que o país deixasse para trás 21 anos de ditadura para viver hoje uma democracia sólida.
“Ao homenagear Tancredo, estamos homenageando todos aqueles que, apesar de todos os desencontros, apesar de todo o radicalismo, apesar das tentativas de ruptura democrática, permitiram que o Brasil continue sólido, sob instituições fortalecidas. O Brasil vive hoje o mais longo ciclo democrático de toda a sua história republicana. Revisitar esse momento de 40 anos atrás é uma sinalização de que damos, principalmente para as novas gerações, a importância de vivermos hoje em uma democracia, em liberdade, onde nós próprios podemos definir o nosso destino”, afirmou Aécio.

Aécio afirmou que a presença de Hugo Motta, e de outras jovens lideranças políticas mineiras na solenidade, representa o reconhecimento da nova geração de políticos ao papel que desempenhou Tancredo e outros nomes da política brasileira para a redemocratização do país.
“A presença aqui hoje do presidente da Câmara, deputado Hugo Mota, é uma honra muito grande para todos nós, porque ele preside uma casa que é o retrato mais bem acabado da democracia. Ali está o Brasil, com suas virtudes, com as suas mazelas, com as suas diferenças, mas sempre forte na defesa da democracia”, disse o deputado.
Memorial aberto aos jovens
Ao lado do prefeito de São João del-Rei, Aurélio Suenes, Aécio afirmou que as novas gerações terão a oportunidade de conhecer o valor da boa política, vivenciando a trajetória de Tancredo Neves contada no memorial instalado em antigo casarão do XVIII. Objetos pessoais, cartas, fotos, vídeos e reportagens compõem o rico acervo da história do presidente e de fatos marcantes da política brasileira, do Estado Novo ao período da redemocratização.
“Não estamos apenas abrindo essas belas portas de madeira, estamos permitindo que as novas gerações que passem por aqui possam conhecer um pouco da sua história, para que tenham capacidade de construir o seu futuro. Tenho um orgulho enorme dessa nova geração de homens públicos que está surgindo aqui em Minas Gerais, que acompanho muito de perto. Não tenho dúvida de que Tancredo gostaria de ver essa nova geração reverenciando o passado e valorizando o que ocorreu no Brasil há 40 anos. Nós não vivemos sempre em democracia, em liberdade. Isso custou uma geração de homens públicos, e Tancredo foi um desses”, afirmou Aécio.
Em seu discurso durante a solenidade de reabertura do Memorial Tancredo Neves, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, destacou o legado de Tancredo Neves para a democracia brasileira e para as futuras gerações.
“É muito importante estar aqui em São João del-Rei, não só fazendo essa homenagem à história de Tancredo, a tudo o que ele representou para o povo de Minas Gerais, ao Brasil, mas para reverenciar o legado para as gerações futuras. Tanto eu como o Tadeu, somos presidentes de poderes legislativos que nascemos após o processo de redemocratização. Estar aqui representa para nós, para as próximas gerações, para as crianças, os mais jovens, o momento de poder reverenciar e reviver o que representou Tancredo para a democracia do nosso país. Estarmos aqui é dizer que queremos seguir no regime democrático, seguir tendo as instituições cada vez mais fortalecidas, seguir respeitando a vontade popular, seguir procurando construir um país mais justo, um país mais próspero, mas obedecendo regras, tendo a nossa população como a grande responsável pelas escolhas e sendo a grande força geradora de esperança e de oportunidades para o nosso país”, afirmou Motta.
No Memorial, ainda foi exibido vídeo enviado pelo ex-presidente José Sarney que, por motivos de saúde, não compareceu à solenidade.
“Este homem extraordinário fez falta ao Brasil e faz até o momento. Graças às suas virtudes, ao seu talento, ao seu espírito público, ao homem que tinha um grande conhecimento dos homens e ao mesmo tempo ao homem que conhecia a política como ninguém e inspirava obediência, confiança a todos. Tancredo Neves assim está na memória do Brasil”, afirmou o ex-presidente.
Emoção marca homenagens
No início da manhã, Aécio participou de missa solene celebrada pelo monsenhor Geraldo Magela da Silva em homenagem a Tancredo Neves na Igreja de São Francisco de Assis. Em seguida, o ex-governador acompanhado dos seus familiares e convidados visitaram os túmulos do presidente Tancredo Neves e de sua esposa Risoleta Neves, onde depositaram uma bandeira do Brasil ao som do Hino Nacional, interpretado de forma emocionante pela Orquestra Ribeiro Bastos.
Após a homenagem no cemitério São Francisco de Assis, Aécio Neves e Hugo Motta caminharam até o Memorial Tancredo Neves, onde descerraram placa marcando a reabertura do espaço cultural. Aécio entregou ao presidente da Fundação Municipal Tancredo Neves, André Dângelo, placa enviada pelo Senado Federal em homenagem ao ex-presidente.
“Tancredo Neves personificou a esperança do povo brasileiro na retomada da democracia. Eleito presidente em 1985, sua vitória simbolizou o fim do regime militar e a transição para o poder civil. Seu legado de diálogo e compromisso com a liberdade permanece vivo inspirando gerações a defenderem a democracia,” diz a placa assinada por Davi Alcolumbre, presidente do Senado.
Entre os presentes estavam os deputados federais Luiz Fernando Faria (PSD), Gilberto Abramo (Republicanos), os deputados estaduais Dorgal Andrada e Betinho Pinto Coelho, o ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB), o ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB), o ex-deputado Narcio Rodrigues, o ex-secretário de Estado, Danilo de Castro, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o ex-procurador de Justiça de MG, Jarbas Soares Júnior, o ex-procurador geral da República, Aristides Junqueira, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Afrânio Vilela, o desembargador Bruno Terra, entre outros.

Fotos: Leo Lara




Foto do alto: Jackson Romanelli