O presidente nacional do PSDB e pré-candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves, concedeu entrevista, nesta quarta-feira (26/06), em Brasília (DF). Aécio Neves falou sobre o governo federal, apoio de partidos e a troca do ministro dos Transportes.
Leia a transcrição da entrevista do senador:
Sobre governo federal e apoio de partidos.
A forma com que a presidente da República submete o Estado brasileiro aos interesses da sua candidatura é um acinte com a inteligência dos brasileiros. Jamais antes na história deste país se viu uma troca tão explícita de favores, de distribuição de nacos de poder para alavancar uma candidatura. Vou repetir o que já disse lá atrás: a presidente, provavelmente, terá alguns minutos a mais no seu programa eleitoral, mas jamais levará à base desses partidos a confiança desses atores políticos. Acho que ela irá se decepcionar muito ao longo da campanha, porque sequer esses que, hoje, em razão de ministérios atendidos, de liberação de favores e emendas, posam ao seu lado, nem esses ela vai encontrar durante a campanha eleitoral. O uso absolutamente ilimitado e sem qualquer constrangimento da máquina pública para um projeto político partidário. Isso ao contrário de demonstrar força, esses apoios, da forma como eles estão sendo obtidos, demonstram uma enorme fraqueza desse governo.
Sobre a troca do ministro dos Transportes.
Ela (a presidente) joga pela janela um discurso, inclusive, que fez há três dias na convenção do partido. Ela está deixando explícito, de forma absolutamente clara, qual é a grande mudança que ela quer fazer, qual que é a nova forma de governar que ela propõe ao brasileiro. É essa. É a pior de todas. É da mercantilização da política. E por tudo isso, e cada vez mais a nossa candidatura, com menos tempo na televisão, se torna mais forte porque os apoios que nós recebemos são apoios de quem está indignado com tudo isso. Então, estou extremamente otimista em relação ao início da campanha.