Local: Ribeirão das Neves – MG
Assuntos: inauguração do primeiro presídio construído por meio de PPP, pronunciamento Dilma, eleição Presidência do Senado
Sobre PPP
Mais uma vez Minas Gerais dá exemplos ao Brasil de eficiência, de planejamento e de ousadia – numa área essencial à sociedade brasileira, que é a manutenção da sua segurança. Esse processo se iniciou há alguns anos, quando eu ainda era governador do Estado. Muitos não acreditavam na possibilidade de o setor privado participar desse esforço, foram radicalmente contrários e estamos aqui dando uma importante contribuição para que o Brasil vire a página daquilo que o ministro da Justiça chamou de cadeias medievais, como regra hoje para as cadeias e penitenciárias públicas. Portanto, algo que mais uma vez nasce da ousadia, do planejamento e da eficiência do Governo de Minas, mas que pode, no futuro, atender a todo o país.
Sobre pronunciamento da presidente Dilma.
Em relação ao pronunciamento da presidente da República, infelizmente, mais uma vez o PT demonstra que não há limites entre aquilo que é o público, portanto, de interesse do país, e aquilo que é o privado, ou de interesse do partido, ou do governo. A meu ver, um espaço institucional foi lamentavelmente mal utilizado, porque foi utilizado do ponto de vista eleitoral, para criticar adversários, sem que eles possam ter o mesmo espaço para se defender. Na verdade, nós do PSDB temos feito uma oposição extremamente responsável. Nós não apostamos, como fazia o PT no passado, no quanto pior melhor. Ao contrário, apoiamos muitas iniciativas do governo se considerarmos adequadas. Mas, cada vez mais, vamos pontuar, de forma clara e enfática, a nossa oposição, a nossa rejeição a todas as atitudes que se signifiquem danos à democracia como neste episódio e em outros que mostram o viés intervencionista e autoritário do governo do PT.
Sobre indicação de nomes do PSDB para PBH.
Eu não me participei diretamente deste processo. É algo que foi decidido com a participação do prefeito e dos vereadores.
Sobre candidatura do senador Renan Calheiros à presidência do Senado.
O senador Renan (Calheiros), como líder do partido, deve ser o maior interessado em conduzir a indicação do PMDB para um nome que possa ser tranquilamente aceito por todo o Congresso Nacional e não apenas pela bancada do seu partido. Vamos nos reunir na quinta feira, a bancada do PSDB, e também com outros partidos de oposição, para avaliar o caminho a tomar. Mas acho que cabe ao PMDB, como partido majoritário, criar facilidades para que possamos ter um nome que agregue a todas as forças políticas do Congresso Nacional, para que o Senado inicie uma nova fase.