Em reunião na tarde desta quinta-feira (15/12), em Brasília, a Executiva Nacional do PSDB aprovou, por ampla maioria, a prorrogação por um ano dos mandatos dos dirigentes do partido. Com a decisão, os mandatos do presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves, e dos dirigentes nacionais e estaduais, que terminariam em maio de 2017, serão prorrogados até maio de 2018.
A prorrogação de mandato está prevista no Estatuto do PSDB e já foi adotada em pelo menos quatro ocasiões diferentes. Entre os ex-presidentes que tiveram seus respectivos mandatos prorrogados estão Teotônio Vilela, José Aníbal, Tasso Jereissati e Sérgio Guerra.
A Executiva Nacional do PSDB também definiu que a prorrogação automática dos dirigentes estaduais poderá ser revista por meio de manifestação dos próprios diretórios até 15 de fevereiro de 2017. Já os diretórios municipais realizarão eleições entre março e abril do ano que vem, com mandato de um ano.
A decisão contou com o voto por escrito do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do PSDB, e a manifestação expressa de 22 diretórios estaduais.
Em entrevista à imprensa, Aécio Neves reiterou a unidade do partido.