Principal articulador da escolha de Marconi Perillo como novo presidente do PSDB, o deputado federal e ex-governador de Minas Aécio Neves garantiu, hoje, na convenção nacional do partido, que os tucanos competirão nas eleições de 2026.
A convenção realizada em Brasília definiu o novo presidente e membros do Diretório Nacional em chapa única. O ex-governador de Goiás e ex-senador Marconi Perillo sucede o governador Eduardo Leite no comando da legenda.
“Estou extremamente feliz com o desfecho da nossa convenção. O presidente Eduardo Leite é nossa grande aposta para 2026 e vai ser sucedido por um tucano raiz. Conseguimos chegar em harmonia com uma só chapa do diretório e uma só chapa da Executiva. Isso por si só é a demonstração de que o PSDB tem responsabilidades com o país”, comemorou Aécio. Leia a íntegra da entrevista
Presidente nacional do PSDB entre 2013 e 2017, ele destacou a história do partido, o êxito das gestões tucanas na condução do país e dos mais importantes estados brasileiros e das principais políticas econômicas e sociais desde o Plano Real, em 1994.
“O PSDB é o partido que mais contribuiu para os principais avanços que ocorreram nas últimas décadas. A nossa história é o nosso passaporte para um novo futuro. Vamos todos arregaçar as mangas e construir candidaturas viáveis, mas acima de tudo, uma proposta para que o Brasil deixe de votar como nas últimas eleições: quem não queria Lula votava Bolsonaro e, quem não queria Bolsonaro, votou Lula”, disse.
E garantiu: “Queremos que as pessoas votem a favor de um projeto liberal, inclusivo do ponto de vista social, responsável, sem alinhamentos ideológicos. Um projeto que o Brasil aguarda e é o PSDB que vai conduzi-lo”.
O ex-governador de Minas avalizou o nome de Perillo desde o início das conversações entre as lideranças tucanas.
“Fizemos uma construção que levou à eleição de Perillo por unanimidade, por aclamação. Especula-se sempre muito em divergências, em rachas. Hoje, demos uma demonstração clara de que acima de posicionamentos naturais ou divergências pontuais, existe nosso compromisso de fortalecer o partido. Estou extremamente feliz de ter participado desta construção e ter Marconi Perillo como meu presidente a partir de hoje”, declarou.
Minas Gerais
Sobre as eleições em Minas Gerais, em 2026, e sua pré-candidatura no Estado, Aécio disse que trabalhará antes para o fortalecimento do PSDB como partido de oposição ao governo Lula.
“A partir de hoje vamos nos dedicar a construir um projeto de centro em oposição ao atual governo, mas que permita que o Brasil tenha uma opção entre os dois extremos que polarizam a disputa política no Brasil. Recebo estímulos todo o tempo, mas não coloco o carro na frente dos bois. Sou mineiro. Vamos dar tempo ao tempo. Esta é uma decisão que o futuro irá tomar”, afirmou.
Fotos: Alexssandro Loyola