REPÓRTER:
O prefeito do município de Carlos Chagas (MG), Acássio Vieira, se encontrou nesta quarta-feira com o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, para pedir apoio junto ao governo federal na prorrogação das dívidas dos 23 municípios da região de Mucuri. No fim do ano passado, o presidente da República, Michel Temer, assinou um decreto que regulamenta a renegociação de dívidas com produtores rurais do Norte e do Nordeste do país, além de produtores do Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo, área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A medida prevê descontos de até 95% para quem quiser quitar o débito em financiamentos de menor valor. A medida permite renegociação de operações de crédito rural contraídas até 31 de dezembro de 2011. O prefeito Acássio pede a prorrogação desse prazo, visto que, a região enfrenta, desde 2014, uma grave seca e estiagem que gerou uma alta queda na renda dos municípios do Vale do Mucuri.
SONORA PREFEITO DO MUNICIPIO DE CARLOS CHAGAS – ACÁSSIO VIEIRA
“Nós tivemos uma seca terrível de 2014 para cá. Perdemos mais da metade do nosso rebanho. As pessoas estão desempregadas e o empobrecimento regional é muito profundo. E a gente quer a prorrogação da agricultura familiar, o Pronaf, fez um rebate das dívidas dos médios produtores. Isso nos alentaria muito e nos daria um oxigênio suficiente para a gente recomeçar nossas atividades e ressurgir das cinzas.”
REPÓRTER:
O prefeito pediu também apoio do senador para levantar recursos que possibilitem levar uma unidade da Embrapa Semiárido para a região. Acássio ressaltou que o trabalho feito pela empresa ajudaria os produtores da região a enfrentarem o período de seca sem grandes perdas.
De Brasília, Shirley Loiola.