Projeto de renegociação de dívidas dos estado

O senador Aécio Neves e a bancada do PSDB votaram hoje (14/12) em favor do Projeto de Lei 54/2016, que estabelece um regime especial para refinanciamento das dívidas dos estados junto à União. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os estados com maiores dificuldades financeiras.
A proposta aprovada pelo plenário, em forma de substitutivo do senador Armando Monteiro (PTB-PE), permite ao governo federal adotar nos contratos das dívidas um prazo adicional de até 240 meses para os pagamentos devidos e ainda a redução do valor das parcelas.

Aécio destacou que cabe aos estados agora cortar despesas e agir com responsabilidade no uso dos recursos públicos. Ele defendeu a exigência das contrapartidas previstas no projeto para que os estados sejam atendidos pelo refinanciamento. O substituto depende agora de votação na Câmara dos Deputados.

“Eu e o senador Anastasia, que somos hoje oposição ao governo de Minas Gerais, que é de um partido de oposição ao nosso, o PT, votaremos a favor dessa proposta para garantir a solvência do Estado, que foi perdida nesses últimos anos. É absolutamente necessário que a Câmara dos Deputados mantenha algumas – pelo menos as mais relevantes – contrapartidas sugeridas e apresentadas pelo Senado. Não é justo que os contribuintes se cotizem pagando esse novo regime e os estados continuem perdulários, aumentando seus gastos. É impensável darmos esses benefícios, criarmos um regime especial, sem que haja contrapartidas. Vamos estar aqui enxugando gelo” , afirmou, ao defender o projeto.

PSDB reforça apoio a medidas contra a crise

“Aprovar as reformas estruturais e apoiar o conjunto de medidas microeconômicas é o melhor que o PSDB pode fazer para o país neste momento. O PSDB será até o final dessa travessia o principal parceiro desse governo”, declarou o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, nesta quarta-feira (14), após reunião da bancada de senadores tucanos com o ministro da Fazenda, Henrique Meireles.

Aécio ressaltou que o PSDB votou a favor da PEC do Teto dos Gastos, aprovada ontem, em segundo turno, pelo Senado, e manterá o apoio às medidas apresentadas pelo governo em razão da gravidade da crise econômica e social.

“O PSDB não só apoia as medidas que estão em tramitação no Congresso Nacional, como vem apresentando sugestões. Seja na questão microeconômica seja em caminhos que possam possibilitar as empresas e também as famílias brasileiras recuperarem o crédito e sua capacidade de consumo”, afirmou em entrevista coletiva.

Pronunciamento no Encontro de Prefeitos Eleitos

“A nossa maior força haverá de ser sempre a nossa unidade. Pelas dificuldades porque passa o país e pela responsabilidade que recai sobre os ombros do PSDB, sobretudo a partir das últimas eleições, não temos sequer o direito de pensar em projetos individuais e de colocá-los acima da nossa maior responsabilidade que é dar ao Brasil, no tempo certo, um governo honrado, decente e que prossiga o esforço iniciado no governo de transição do presidente Michel Temer de tirar o Brasil do abismo no qual os sucessivos governos do PT nos mergulharam”, afirmou o senador Aécio Neves, presidente do PSDB, no pronunciamento que fez hoje (25/11) aos prefeitos e vereadores eleitos pelo partido, reunidos em Brasília num grande encontro nacional.

Com a presença de todos os governadores tucanos, dirigentes e das bancadas federal, o encontro reuniu os 813 prefeitos eleitos no país para reafirmar as bandeiras defendidas pelo PSDB na gestão das cidades. Aécio destacou a grave dificuldade financeira dos estados e municípios e convocou os novos gestores a fortalecer o diálogo e a mobilizar suas comunidades.

Tendo os principais dirigentes do PSDB ao seu lado, Aécio disse que é tarefa do partido chegar às eleições nacionais de 2018 mostrando que a boa politica é o caminho para o país superar a atual crise e melhorar a vida das pessoas.

Assista principais trechos do pronunciamento do presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, durante Encontro Nacional de Prefeitos.

Encontro de Prefeitos

“É um belo momento para que o PSDB mostre ao Brasil que a saída dessa crise na qual o PT nos mergulhou começa pelos municípios, com gestões eficientes e inovadoras”, afirmou o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, na abertura do encontro de prefeitos eleitos pelo partido, realizado nesta sexta-feira (25/11).

Em coletiva à imprensa, Aécio disse que o partido terá enorme responsabilidade ao assumir, em janeiro, a administração de 7 capitais e de um terço dos 90 maiores municípios brasileiros. O PSDB obteve a maior votação no país entre todas as legendas, elegendo 803 prefeitos.

“O PSDB administrará a maior parcela da população e o maior número de capitais brasileiras. Tudo isso traz a todos nós uma enorme responsabilidade”, afirmou.

A reunião de hoje em Brasília reúne prefeitos eleitos, governadores e dirigentes tucanos para debater desafios e projetos das gestões municipais.

Afastamento do ministro Geddel

Em coletiva nesta sexta-feira (25/11), em Brasília, durante o Encontro Nacional de Prefeitos eleitos pelo PSDB, Aécio Neves disse ter considerado acertada a decisão de pedido de demissão do ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

Combate à Corrupção

“O combate à corrupção é uma ação contínua, permanente e os Ministérios Públicos estaduais se somam a outros esforços e apresentam também sugestões que serão debatidas tanto na Câmara quanto no Senado”, afirmou o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, em coletiva, após encontro nesta segunda-feira (21/11) com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e o Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio.

O procurador-geral e membros do Ministério Público integram o núcleo de combate à criminalidade e à corrupção formado pelo Ministério da Justiça para reunir propostas das procuradorias estaduais dos 27 estados brasileiros. O objetivo é contribuir no debate do Congresso Nacional com novas medidas contra corrupção.