Ao avaliar eleições, Aécio constata que PSDB foi o maior vitorioso deste primeiro turno

REPÓRTER:

Em entrevista coletiva, nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, apresentou um balanço com os resultados obtidos pelos candidatos tucanos no primeiro turno das eleições municipais. De acordo com Aécio, o PSDB recebeu mais de 17,6 milhões votos em todas as regiões do país. Aécio fez um comparativo entre o resultado do PSDB e o do PT, que registrou apenas cerca de seis milhões de votos. Com os candidatos a prefeito já eleitos no primeiro turno, os tucanos passarão a administrar em torno de 37 milhões de brasileiros. Ele atribuiu o resultado histórico do PSDB ao trabalho em favor de uma agenda de crescimento para o país e da boa gestão para as cidades.

SONORA DO SENADOR AÉCIO NEVES

“O PSDB, portanto, se transforma no partido político que maior volume de votos recebeu em todo o país, o partido político que o maior número de capitais irá administrar e maior número de prefeitos conseguiu proporcionalmente eleger em relação à eleição passada e passaremos a administrar uma população em torno de 37 milhões de brasileiros”.

REPÓRTER:

O tucano informou que a legenda teve um crescimento de mais de 15% no número de prefeituras que venceu em comparação às últimas eleições. O PSDB saltou de 686 para 791 prefeituras. Este aumento pode ultrapassar 16% a partir dos resultados das prefeituras que irão disputar no segundo turno. Aécio salientou que o bom resultado neste primeiro turno se deve a defesa de boas propostas nos municípios e ao trabalho do partido na esfera federal no combate à crise econômica e social que atinge o país.

SONORA DO SENADOR AÉCIO NEVES

“Essa foi a mais consagradora vitória que o PSDB teve desde 2004. Uma onda azul varreu o país. O PSDB se transforma no partido político que maior volume de votos recebeu em todo o país, que maior número de capitais irá administrar e maior número de prefeitos conseguiu proporcionalmente eleger em relação à eleição passada. Esses números ilustram, não apenas um resultado isolado de uma eleição, mas a consequência do que aconteceu no Brasil ao longo desses últimos anos.”

REPÓRTER:

O PSDB ainda irá disputar o segundo turno em 19 municípios. Entre esses, oito são capitais: Belo Horizonte, Cuiabá, Campo Grande, Manaus, Porto Velho, Maceió, Belém e Porto Alegre. Aécio afirmou que o partido está otimista e que pode vencer em 18 das 26 capitais. A presença do PSDB aumentou também nas Câmaras Municipais. A legenda saltou de 5.146 para 5.355 vereadores, um aumento de 4%.

De Brasília, Shirley Loiola.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+