Aécio destaca doação de vacinas pelos EUA

NOTA: doses extras de vacinas dos EUA

O presidente da CREDN, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), elogiou a decisão do governo dos EUA de liberar até 60 milhões de doses da vacina da AstraZeneca para o restante do mundo. “Infelizmente, uma em cada quatro mortes de COVID-19 no mundo é registrada no Brasil. Contamos com a compreensão do presidente Biden e a colaboração do embaixador Todd Chapman para que o Brasil possa se beneficiar dessas doses extras de vacina dos EUA colocadas à disposição da comunidade internacional. Quanto mais rápido vacinarmos, menor a chance de surgimento de variantes mais resistentes do Coronavírus.”

O presidente da CREDN reuniu-se no dia 15 de abril com o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman. Na ocasião, deputado Aécio Neves destacou a importância da colaboração internacional para o combate à pandemia de coronavírus que vem assolando grande parte do mundo. Já o embaixador dos EUA indicou que estava trabalhando junto à administração em Washington para que se encontrasse uma forma de flexibilizar a legislação corrente de forma a habilitar a exportação das doses excedentes de vacinas.

Assessoria de Comunicação e Imprensa – CREDN

Declaração de Aécio sobre mudança no Ministério das Relações Exteriores

“A saída do Chanceler Ernesto Araújo é uma oportunidade de mudança na condução de nossa política externa, buscando maior integração com o mundo.

A diplomacia brasileira tem longa tradição de respeito, tolerância e equilíbrio e esses  preceitos e valores precisam ser reafirmados. Devemos levar em conta análises rigorosas das oportunidades que se apresentam na conjuntura internacional para a promoção dos interesses nacionais, isentas de quaisquer preconceitos ideológicos ou partidários.

Nossa política externa deve ter como foco o multilateralismo. Nosso relacionamento internacional deve ser amplo, universal, sem exclusões ou alinhamentos automáticos. E isso passa, obrigatoriamente, por uma relação mais ampla com os diversos países e regiões do mundo em busca, nesse momento, daquilo que é a grande urgência mundial e, em especial, brasileira: a vacinação de toda a nossa gente.

Portanto, é importante que a mudança seja de política e não apenas de nomes. E que, com serenidade e responsabilidade, o Congresso Nacional possa dar a sua contribuição para a superação do grave momento que vivemos.”

Aécio destaca eleição de D. Walmor na CNBB

“Dom Walmor é uma das mais completas figuras humanas que eu conheci. É um humanista na dimensão maior que esta palavra possa trazer”, afirmou o deputado federal Aécio Neves em plenário, nesta quarta-feira (08/05), saudando a eleição do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte para presidência da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Aécio destacou a importância da CNBB no país com maior número de católicos no mundo e ressaltou o trabalho de Dom Walmor de Azevedo à frente da igreja.

“Num momento de tanto radicalismo, de tantas incompreensões, a figura de Dom Walmor, no cargo da expressão da presidência da CNBB, no país mais católico do mundo, certamente será uma referência de equilíbrio, de convergência, de busca da superação das incompreensões. Porque mais do que nunca, o Brasil precisa se encontrar no caminho do desenvolvimento, da diminuição das nossas desigualdades”, afirmou Aécio.

Segue íntegra do pronunciamento do deputado Aécio Neves.

“Gostaria de me unir a tantas vozes que aqui se manifestaram em saudação à eleição de Dom Walmor de Azevedo à presidência da CNBB. Dom Walmor, arcebispo da minha cidade, Belo Horizonte, é uma das mais completas figuras humanas que conheci. Como governador, pude conviver com ele muito de perto. É um humanista na dimensão maior que esta palavra possa trazer.

E no momento de tanto radicalismo, de tantas incompreensões, a figura de Dom Walmor, no cargo da expressão da presidência da CNBB, no país mais católico do mundo, certamente será uma referência de equilíbrio, de convergência, de busca da superação das incompreensões. Porque mais do que nunca, o Brasil precisa se encontrar no caminho do desenvolvimento, da diminuição das nossas desigualdades.

Portanto, a CNBB, que sempre teve um papel extremamente relevante na discussão dos mais variados temas que afligem a nossa gente, terá a oportunidade de, agora, sob a presidência de Dom Walmor, mais do que tratar simplesmente dos assuntos afeitos à igreja, tratar dos assuntos afeitos à sociedade brasileira, em especial aos que mais precisam. Como belo-horizontino, como mineiro, como brasileiro, saúdo a chegada de Dom Walmor de Azevedo à presidência da CNBB”.

Leilão de usinas da Cemig vai gerar enorme prejuízo para a empresa

“O anunciado leilão de usinas da Cemig (Jaguara, Miranda e São Simão) vai gerar enorme prejuízo para a empresa, que é um dos maiores patrimônios dos mineiros. Temos que unir todas as forças políticas, econômicas e sociais do Estado para ainda buscar evitar, ou mesmo minimizar, os danos que, não devemos nos esquecer, foram causados por uma decisão desastrada do governo do PT, no mandato da presidente Dilma, sob a alegação de queda do preço da energia elétrica. O que não aconteceu.

Já naquele momento da edição da MP 579, em 2012, como líder da oposição, alertei sobre e me posicionei firmemente contra os graves prejuízos que tal medida iria gerar para o setor energético do país e para a Cemig, em particular. Enfrentei debates no plenário do Senado, em eventos com representantes do poder Executivo de então, publiquei artigos e concedi inúmeras entrevistas rechaçando o absurdo que se cometia naquele momento.

Lamento que só agora muitos daqueles mineiros que à época defendiam a posição do governo do PT tenham descoberto os danos que tal ação desastrada causaria à nossa população.

Continuaremos lutando em defesa dos direitos e do patrimônio de Minas e dos mineiros.”

Sobre a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O PSDB, ao lado dos brasileiros, acompanhou a apresentação dos graves fatos narrados esta tarde, em Curitiba (PR), pela coordenação da força-tarefa da Operação Lava Jato.

O partido aguarda a importante e necessária decisão da Justiça sobre as acusações feitas e que, se confirmadas na sua integridade, não deixarão mais qualquer dúvida sobre a complexa estrutura da organização criminosa estabelecida pelo PT.

Declaração do senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB

Assunto: aprovação pela Comissão Especial do Impeachment no Senado do parecer do senador Antonio Anastasia

“A Comissão Especial de Impeachment encerra seus trabalhos escrevendo uma importante página na história do Congresso brasileiro e do país. O debate responsável e engajado a que assistimos, conduzido pelo seu presidente, senador Raimundo Lira, e o comprometimento de seu relator, o senador Antonio Anastasia, na observância à Constituição e no cumprimento desse difícil trabalho, onde a paixão política em momento algum se sobrepôs ao rigor e ao respeito às leis, marca em definitivo o nosso Parlamento.

A condenação dos graves crimes fiscais cometidos no governo Dilma Rousseff, todos eles artifícios e manobras autorizados pela presidente da República, será a demonstração cabal de que o Brasil não mais aceita o “vale tudo” pelo poder, de que as nossas leis são para todos, de que nossas instituições e Poderes Públicos não estão a serviço de nenhum partido ou grupo de poder, de que ninguém pode se sobrepor aos limites das leis e da Constituição brasileira.

Caberá agora ao Plenário do Senado Federal a decisão final sobre o processo de impeachment da presidente da República, já afastada do cargo. Mais do que virar a página do verdadeiro desastre que o governo do PT causou ao país, acredito que, quando decidido o afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff, o Brasil poderá iniciar um novo ciclo de responsabilidade para a retomada pelos brasileiros do crescimento, do emprego e da esperança.”