“Vejo uma tentativa recorrente, agora sugerida pelo ex-presidente Lula, para dizer o seguinte: ‘as pedaladas foram necessárias para pagar o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida’. Mentira! Fizeram única e exclusivamente para vencer as eleições”, afirmou o senador Aécio Neves, em pronunciamento, nesta terça-feira (13/10), em Brasília. O presidente do PSDB respondeu a ataques feitos pelo PT contra líderes da oposição e defendeu a autonomia das instituições e dos tribunais brasileiros na fiscalização do governo.
“O que me inquieta neste instante é que ao perder os argumentos, ao ver fragilizados todos os argumentos de defesa das ações presidenciais, o PT ataca as instituições. Elas precisam permanecer, ser aprimoradas. Não podem ser atacadas porque tomaram uma decisão contrária ao interesse do Partido dos Trabalhadores”, disse Aécio.
Ele defendeu que as contas da campanha eleitoral da presidente Dilma sejam analisadas pelo TSE com o mesmo rigor do Tribunal de Contas da União (TCU), que rejeitou por unanimidade crimes praticados pelo governo contra a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O presidente tucano disse ainda que foi o primeiro a defender a unidade do país em torno das mudanças, após as eleições presidenciais.
“O que ocorreu de lá para cá, é que os tribunais, o Ministério Público e a Polícia Federal vêm trabalhando, felizmente, para todos nós brasileiros, porque governos passam, nós passamos, nossos mandatos são efêmeros, mas as nossas instituições devem ser permanentes.