Local: Brasília – DF
Assuntos: exclusão dos municípios dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri do projeto de LDO enviado ao Congresso
O governo federal do PT vem insistindo em desconhecer a realidade do semiárido mineiro. Eu, quando fui governador de Minas, por dois mandatos, criei, instalei e fortaleci a Secretaria Extraordinária para os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Na verdade com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de políticas especiais para esta região.
Ao final do meu mandato consagramos o inédito investimento três vezes maior, per capta, por cidadão, nessa região do que no restante do Estado. No ano passado, mais uma vez desconhecendo esta região, ou desconhecendo a nossa realidade, o governo federal garantiu incentivos justos para implantação de indústrias visando o desenvolvimento do Nordeste. Apresentei emenda que corrigiu essa distorção, incluindo nesses benefícios as regiões aqui citadas, o Norte mineiro, o vale do Mucuri, o Vale do Jequitinhonha e do São Mateus.
Agora, o governo corrige pela metade seu equívoco, certamente alertado pelo que fizemos ano passado e inclui o Norte mineiro nos benefícios que serão dados ao Nordeste brasileiro. É justo e necessário, mas é tão e justo e necessário que além do Norte de Minas Gerais, possamos incluir as esquecidas regiões do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus. É fundamental que continuemos, aqui no Congresso Nacional, absolutamente alertas para que não continue havendo, por parte do governo federal, qualquer discriminação para com os mineiros.
Estarei, portanto, apresentando mais uma vez uma emenda, agora, para garantir a correção da Lei de Diretrizes Orçamentárias, garantindo que todos os investimentos subsidiados no semiárido brasileiro, na sua região Nordeste, sejam também, os mesmos incentivos dados na nossa região do semiárido, Norte, Jequitinhonha e Mucuri.