Ovacionado na convenção estadual do PSDB, realizada neste mês, em Belo Horizonte, o deputado federal e ex-governador Aécio Neves aposta na definição do novo diretório nacional do partido como arrancada para a retomada dos tucanos na oposição ao governo do PT.
“Esperamos que o PSDB dê novos e vigorosos passos rumo ao fortalecimento do seu papel de oposição ao governo Lula. É o que prevejo vai ocorrer a partir do próximo dia 30, quando, na convenção nacional, o PSDB vai reafirmar sua união. Acreditamos que é o que esperam de nós, nossos eleitores e apoiadores”, declarou em entrevista.
Aécio avalia que o partido superou as divergências internas e caminha unido para a escolha de um novo presidente. A convenção nacional terá uma chapa única a ser composta até quinta-feira (30/11), data da convenção em Brasília.
O deputado também destacou a condução dada até aqui ao PSDB pelo governador Eduardo Leite, pré-candidato do partido nas eleições de 2026.
“A liderança do governador Eduardo Leite é inconteste. É ele a nossa grande figura e a nossa grande aposta para 2026. Por isso, compreendemos que a sua prioridade agora deve ser governar o Rio Grande do Sul. Até porque os resultados da sua boa gestão, que acreditamos se repetirão, serão seu passaporte, para participarmos com chances nas eleições de 2026”, disse.
Aécio acrescentou que: “Todas as questões internas vêm sendo discutidas de forma extremamente democrática, o que culminou com a apresentação de uma chapa única ao Diretório Nacional que, por sua vez, esperamos, também possa construir uma nova direção do partido de forma convergente”.
A oposição ao governo do PT se dará, segundo Aécio, na defesa da responsabilidade fiscal e no controle de gastos.
“Combateremos a gastança desenfreada do Estado e à pouca aptidão do PT pela boa gestão pública”, definiu e criticou o direcionamento dado pelo governo nas relações com outros países.
“São injustificáveis os alinhamentos ideológicos na condução da política externa, como no caso da Venezuela, onde a população vive sob os desatinos autoritários de Nicolás Maduro”, concluiu Aécio.
A 16ª Convenção nacional do PSDB reunirá dia 30, em Brasília, governadores, prefeitos, parlamentares e filiados.
Aécio: O PSDB caminha para nova direção partidária de forma harmoniosa