O plenário do Senado Federal aprovou na manhã desta quinta-feira a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff por 55 votos a favor e 22 contra. Com a decisão, ela fica afastada do mandato por até 180 dias. Agora, o vice Michel Temer assume a Presidência da República. Em entrevista coletiva após a votação, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, disse que a partir de agora o Brasil tem a chance de mudar sua história.
Sonora do senador Aécio Neves
“Hoje não é um dia de comemorações para ninguém, apenas o que estamos assistindo é a reafirmação dos nossos valores democráticos e da nossa Constituição. Foi cumprida a Constituição do Brasil, que estabelece limites para a ação do governante. O sistema presidencialista, ele funciona com pesos e contrapesos. O presidente pode muito, mas não pode tudo e as regras contidas na Constituição foram cumpridas a partir de um rito estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal e o Brasil passa a ter uma nova chance de reescrever uma nova história.”
Aécio Neves afirmou que espera que o novo governo tenha sintonia com a população brasileira para suprir as reais necessidades do país.
Sonora do senador Aécio Neves
“O que esperamos é que o governo que agora assume, com base no que determina a Constituição, se coloque à altura das expectativas e dos enormes desafios do país. Um governo enxuto, um governo efetivo do ponto de vista das propostas que venha a apresentar e que já hoje, no máximo amanhã, apresente ao Congresso Nacional um conjunto de medidas que sinalize de forma clara para o início de uma nova fase na história do Brasil.”
Agora, o Senado passará a colher provas, realizar perícias, ouvir testemunhas de acusação e defesa para instruir o processo e embasar a decisão final. O julgamento será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. O impedimento definitivo da presidente depende do voto favorável de 54 dos 81 senadores, em julgamento que ainda não tem data para ocorrer.
De Brasília, Shirley Loiola.
Boletim