O PSDB está pronto para o debate. A afirmação foi feita na noite desta sexta-feira (29/11), pelo presidente do partido, senador Aécio Neves, durante encontro político realizado, em Franca (SP). Aécio estava acompanhado do líder do PSDB no Senado, senador Aloysio Nunes; do presidente do PSDB-SP, deputado federal Duarte Nogueira; do prefeito de Franca Alexandre Augusto Ferreira. Estavam presentes deputados, prefeitos, vereadores, militantes e apoiadores.
Seguem principais trechos do pronunciamento do senador:
Debate na economia, gestão e na ética
Nós estamos prontos para o debate, em qualquer canto, isso é covardia. Nós somos o país das conquistas, da estabilidade, eles são da perda dessas conquistas. Eles querem debater a gestão? Isso é covardia. Nós somos da meritocracia. Nós somos dos resultados. Eles são do aparelhamento da máquina pública. Para os companheiros, tudo. E o resultado? Deixa que algum dia vem. Querem debater os programas sociais? O PSDB vai acabar com a Bolsa Família? Acaba nada, nós que criamos o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação.
Só que eu tenho uma visão absolutamente diferente do PT. Para o PT, o Bolsa Família é o ponto de chegada. Para nós, o ponto de partida. Nenhum pai vai querer deixar para o filho um cartão do Bolsa Família. Eu quero comemorar daqui uns anos: 5 milhões de famílias a menos no Bolsa Família porque elas estão empregadas, porque se qualificaram e se prepararam.
Eu quero ir para o debate na ética, nos valores, nos princípios, que o governo do PT enlameou. Nós não somos iguais a eles. Existem denúncias? Vamos investigar em profundidade. Mas nós podemos olhar para a nossa história, pelo retrovisor, e dizer: nós construímos as páginas mais importantes da história do Brasil e queremos construir outras.
Ciclo do PT
Não há instrumento mais valioso na política, que seja mais importante para nos levar a qualquer vitória – acho que serve para a vida também, não apenas na política – do que a verdade, do que você estar convencido de algo e poder dizer isso acreditando até o último fio do seu cabelo. E eu acredito até o lugar mais longínquo, mais profundo da minha alma, que precisamos encerrar esse ciclo de governo do PT em benefício não do PSDB, em beneficio do Brasil e da própria democracia. Está na hora de colocarmos duas coisas que estão em falta no governo do PT, se é que em algum momento elas existiram, ética e eficiência na gestão pública.
Papel do PSDB
O PSDB não tem a opção sequer, não é uma possibilidade, apresentarmos uma candidatura e um projeto alternativo para o Brasil. É nossa obrigação, é nossa responsabilidade. O partido da estabilidade da moeda, o partido da modernização da economia, o partido da Lei de Responsabilidade Fiscal, o partido das privatizações, sim, que foram fundamentais para que o Brasil crescesse em setores que não eram e não deveriam jamais ser de responsabilidade do Estado, está aí pronto para mostrar ao Brasil que não merecemos o governo que temos.
Responsabilidade para com o Brasil
A nossa responsabilidade não é para com o PSDB, com os nossos aliados. É com o Brasil. Se eles conseguiram cooptar e levar inúmeros aliados para próximos do governo, não conseguiram nos levar e não nos levarão. Nós vamos estar de cabeça erguida, andando por cada canto desse país, com a cabeça erguida.
Caminho inverso na economia
O Brasil, há dez anos, todos se lembrarão, era a bola da vez. O Brasil se preparava para entrar no rol dos países desenvolvidos. Hoje somos o patinho feio dessa história. Estamos fazendo a lógica econômica inversa à dos países que estão crescendo. Temos um PIB medíocre hoje no Brasil e uma inflação alta, no teto da meta. E olha que essa inflação, que o governo diz desconhecer, só está em 6% porque a inflação de preços controlados – energia, combustíveis, tarifas de transporte – está em 1%, porque estão controlados. Na hora que sair essa tanta dessa panela vai lá para cima. A inflação de alimentos já está novamente em torno de 10%. E perdemos hoje, – digo isso, muitos aqui tem contatos fora do Brasil, recentemente participei de um grande evento para investidores em Nova York – o Brasil perdeu o patrimônio mais valioso que conquistamos a partir do governo do PSDB. Respeitabilidade, credibilidade.
Federação
O Brasil precisa de um governo que seja mais generoso com a Federação, que compreenda que não pode se apropriar de forma tão crescente e permanente das receitas tributárias e levar os municípios a uma situação quase que de insolvência.
E, como dizia Montoro, as pessoas não moram no país, não moram no estado, moram no município. Os municípios precisam readquirir a sua condição deles próprios enfrentarem as suas dificuldades.
Saúde
Há dez anos – apenas dois ou três números muito claros que ilustram o que quero dizer –, quando o PT assumiu o governo, o governo federal participava com 56% de tudo que se gastava em saúde pública no Brasil, hoje participa com 45%. E quem cresceu a receita? Onde que esta a maior parte dos recursos? Cada vez mais na União.
Segurança Pública
Não um lugar que a gente ande pelo Brasil que você não escute o clamor das pessoas, a preocupação permanente. Não é em grandes centros mais não, é no Brasil inteiro, grandes e pequenas cidades com o avanço da criminalidade, com essa praga que é essa epidemia do crack, que se alastra de forma incontrolável pelo Brasil inteiro. O governo federal, que é responsável pelo controle das nossas fronteiras, pelo (controle do) tráfico de drogas, pelo [controle do] tráfico de armas, sabe quanto investe em segurança pública? 13% de tudo o que se gasta no Brasil. 87% vêm aqui dos seus cofres da prefeitura de Franca, dos vizinhos e dos estados. Isso não é justo. Isso não é justo com o Brasil que precisa de solidariedade.
Gestão Pública
Eu sou de uma escola política que preza o entendimento. Que valoriza a boa negociação. Mas eu incorporo a essa minha escola uma paixão – pela boa gestão. Gestão de qualidade, onde o dinheiro público é aplicado corretamente, com transparência, é acompanhado e o benefício chega no final. O que virou o Brasil hoje? O Brasil é um grande cemitério de obras inacabadas. Ninguém me contou! Eu estou andando, eu estou vendo. Querem nos fazer crer que isso é razoável para a gestão pública. Não é.
Software pirata
O PT só acerta quando vem no rastro do PSDB. E, nós queremos construir outras. Foi assim com a questão macroeconômica do governo Lula, quando esqueceram, mas implementaram os pilares do cambio flutuante, meta de inflação e superávit primário depois abandonaram. Mas acertaram quando abandonaram o programa social deles, o Fome Zero, que eu nunca entendi o que era, e unificaram os programas de transferência de renda do governo FHC e fizeram bem. Vamos deixar de lado esse software pirata e trazer de novo o software original de quem tem convicções, de quem acredita efetivamente no que está fazendo.
Agronegócio
Nós todos, mineiros e paulistas dessa região, temos no café as nossas atividades econômicas mais importantes e que também vivem extrema dificuldade. Mas ao falar em café eu quero falar do agronegócio. Nós temos que parar de demonizar quem produz. Quem está no campo gerando renda. Quem está no campo gerando emprego. E se não fosse a atividade rural nesse país nós certamente estaríamos crescendo negativamente. O que nós temos é que estimular que o produtor rural cada vez mais ganhe produtividade. Cada vez mais seja responsável no campo da sustentabilidade. Queremos e nos responsabilizamos pela preservação ambiental.
Quem muda o Brasil
O Brasil deve muito é a quem trabalha. Muitas vezes a gente ouve as lideranças do PT dizer que mudaram a vida de todos, de que o PT veio e resolveu a vida do Brasil. Não sei quantas mil pessoas que ascenderam de classe social. Balela! Quem muda a nossa vida somos nós. Quem muda a vida de cada um de vocês são vocês. O Estado tem que ser o parceiro. Tem que te dar transporte adequado, tem que dar educação adequada. Tem que te dar saúde digna. Tem que te dar segurança na porta de casa para que cada um construa o seu destino.