Aécio Neves – Entrevista em São Paulo

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, concedeu entrevista coletiva, nesta sexta-feira (14/11), em São Paulo, onde participou de encontro com lideranças partidárias, entre elas o governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O ato reuniu mais de 700 pessoas e vários integrantes da oposição.

Leia a transcrição da entrevista do senador:

Quero em primeiro lugar agradecer imensamente a todos os amigos do Estado de São Paulo e faço através do governador Geraldo Alckmin pela oportunidade que me deram de conhecer em maior profundidade a realidade deste estado que impulsiona o crescimento e o desenvolvimento do país, e hoje é a oportunidade que estou tendo, acompanhado do meu companheiro de chapa, Aloysio, ao lado do presidente Fernando Henrique, de agradecer um resultado que na verdade sinaliza uma aprovação crescente do PSDB no Estado. Em grande parte pelos resultados que o governador Geraldo Alckmin vem alcançando ao longo dos seus governos e também de outros governos do PSDB.

Quero agradecer ao presidente do partido deputado Duarte Nogueira, ao coordenador da nossa campanha Alberto Goldman, ao José Aníbal, aqui presentes, aos demais companheiros pela belíssima caminhada que nós fizemos. Uma caminhada honrada, uma caminhada onde a verdade nos permitiu apresentar ao Brasil um projeto realista, exeqüível, ousado e, na verdade, à altura das expectativas e das esperanças de milhões de brasileiros. Quero ter a oportunidade de ainda caminhar pelo Brasil agradecendo o apoio que tive, mas começo esse roteiro exatamente por São Paulo, pela dimensão do resultado que aqui tivemos e pela repercussão que tudo que faz em São Paulo ganha em todo o Brasil.

Não vencemos as eleições, mas não perdemos politicamente. Tenho absoluta convicção que cada vez mais o Brasil vai perceber que as nossas propostas, o nosso projeto para o Brasil era aquele que melhor atendia as expectativas dos brasileiros. Estou imensamente feliz com a oportunidade que tive de liderar um projeto que não era de um partido ou de uma aliança, mas de um conjunto de forças da sociedade brasileira. A nossa campanha foi aos poucos se transformando em um grande movimento em favor da ética, em favor da eficiência dos serviços público, e não podemos permitir que estas forças se dispersem.

Faço aqui hoje de São Paulo uma grande convocação a todos os brasileiros e brasileiras, jovens, da terceira idade, de todas as regiões do país, para que continuemos motivados e mobilizados. Tão importante quanto governar é saber fazer a oposição. E nós faremos uma oposição não ao Brasil. Jamais fizemos e jamais isso esteve no nosso DNA. Mas uma oposição ao governo. Vamos fiscalizar, vamos cobrar os compromissos assumidos com os brasileiros e vamos denunciar as ações que consideramos equivocadas e que não atendam aos interesses como disse aqui dos brasileiros.

Quero aqui hoje falar de dois assuntos, em primeiro lugar, e depois fico à disposição de vocês. Infelizmente, o que estamos assistindo hoje é aquilo que denunciávamos ao longo da campanha, se transformando em uma realidade cada vez mais visível e mais palpável. Infelizmente, a nossa maior empresa, a Petrobras, que adia a publicação do seu balanço em razão das gravíssimas denúncias de corrupção vai trazendo para si uma marca perversa em razão das ações deste governo.

A Petrobras, investigada inclusive não apenas no Brasil, mas agora fora do Brasil, incorpora à sua belíssima história uma marca perversa da corrupção. Quero aqui me solidarizar com todos os funcionários e ex-funcionários da Petrobras, que ao longo de 60 anos, construíram a história desta magnífica empresa, agora maculada, manchada pela ação inescrupulosa e irresponsável de alguns dos seus dirigentes patrocinados por este governo. Fica aqui, portanto, o lamento de um brasileiro, de um cidadão brasileiro, em razão do que vem acontecendo no seio desta empresa. Hoje mesmo, com denúncias e com fatos novos que vocês acompanham com a prisão de dirigentes da empresa.

Quero aqui também manifestar a minha absoluta incompreensão em razão de uma atitude tomada pelo ministro da Justiça que abre o inquérito para investigar a posição individual e política de delegados da Polícia Federal. O ministro da Justiça, isso é inaceitável, quer retirar de uma categoria de servidores públicos, o direito constitucional à livre manifestação. Como se quisesse dizer que funcionários públicos só podem se manifestar a favor do governo.  Isso é absolutamente inaceitável. Deveria o ministro da Justiça estar atento ao que fizeram por exemplo os dirigentes da companhia da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo. Estes sim, segundo ação inclusive imposta pelo PSDB, cometeram crime ao não cumprirem as suas funções adequadamente.

Deveria o ministro da Justiça se preocupar com servidores da Petrobras ou dirigentes da empresa envolvidos no maior escândalo de corrupção da nossa história. Portanto, quero aqui também manifestar a minha absoluta solidariedade a esses delegados da Polícia Federal, e faço isso muito à vontade porque sequer os conheço. Vi seus nomes nos jornais hoje, mas é absolutamente incompreensível esta ação. Porque eles se manifestaram, segundo tive notícias pelos jornais, em favor da nossa candidatura, em suas redes pessoais e privadas.

E a última questão sobre a qual quero me manifestar, ao lado do senador Aloysio, nosso líder no Senado Federal, é de que nós estaremos indo às últimas conseqüências, inclusive do ponto de vista jurídico, para impedir a alteração da LDO como quer o governo. Leis existem para serem cumpridas.

Estamos, na verdade, se o Congresso permitir essa desmoralização, sinalizando em uma direção absolutamente nova. Se existe uma lei e o governante não cumpre essa lei, ele utiliza a sua maioria para modificar a lei. Que sinal é esse que estamos dando? Não apenas para o mercado, para nós mesmos. Então, a posição das oposições é obstrução inclusive das discussões na Comissão até que essa questão seja resolvida. E obviamente, nosso posicionamento será contrário à modificação da LDO. A LDO foi aprovada após uma ampla discussão no Congresso Nacional e tem que ser cumprida. E nós vamos exercer, portanto, o nosso papel de oposicionistas garantindo o seu cumprimento.

Sobre a Petrobras. Hoje a PF expediu uma série de mandados de busca e apreensão. Entre eles foi preso o Renato Duque que também operava para o PT dentro da Petrobras. O senhor acha que essa prisão que é ligada ao ex-ministro José Dirceu pode acabar envolvendo novas pessoas do partido?

Temos que aguardar que as investigações ocorram. E temos que estar vigilantes para que não haja qualquer limitação a essas investigações. Quando nós, no Senado Federal, propusemos a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, me lembro que líderes do PT foram à tribuna para dizer que não existia nada de errado na Petrobras, que aquilo era uma manobra eleitoreira das oposições e que estávamos, na verdade, contaminando a imagem da empresa. Na verdade, quem está denegrindo a imagem e a história da nossa maior empresa, é a irresponsabilidade desse governo, que montou lá, segundo a Polícia Federal, uma organização criminosa. Essa é uma expressão usada pela Polícia Federal.

O que percebo é que as coisas estão chegando muito próximo dos mais altos dirigentes desse governo e é preciso que essas investigações ocorram. O que posso assegurar é que tem muita gente em Brasília sem dormir nesses últimos dias, e continuarão sem dormir. A verdade é que essas investigações, elas já não ocorrem apenas no Brasil, ocorrem na Holanda, ocorrem na Suiça, ocorrem nos Estados Unidos. Aqui temos que garantir às instituições a liberdade absoluta para que elas possam avançar nessas investigações. Não tenho outras informações se não as que tenho lido pelos jornais. Mas que há uma percepção clara de que não era um ato isolado de um ou outro servidor, de um ou outro diretor, mas uma organização estruturada, quase que institucionalizada dentro da Petrobras causando prejuízos enormes ao Brasil, essa é uma constatação. E acho que vamos ter novas informações e ainda, infelizmente para muitos, surpresas pela frente.

Como disse aqui o Aloysio [Nunes], a casa caiu.

Qual a avaliação agora algumas semanas após essa nova fase da operação Lava-Jato? Porque essa nova fase só agora após a eleição?

Isso fica à avaliação de cada um.  Tenho muito respeito pelas instituições do Estado Brasileiro, em especial pela Polícia Federal. E quando estranho a manifestação do ministro da Justiça, exatamente em relação a delegados que participam dessa investigação, isso sim pode dar a impressão de que há alguma tentativa de cercear desses dirigentes da operação. Isso me parece grave. Agora temos que avançar. Não atuo olhando no retrovisor da história. Vamos olhara para frente, vamos garantir que essas investigações continuem a ocorrer.

Vamos impedir que qualquer manobra no Congresso Nacional no sentido de impedir que as investigações, também no Congresso, avancem. Já orientamos nossas bancadas para começarem a coleta de assinaturas para, imediatamente, após o reinício dos trabalhos do Congresso, em fevereiro, nós tenhamos uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito, porque todas essas informações poderão ser utilizadas pela nova Comissão Parlamentar, já que estamos percebendo que não há uma vontade clara, ao contrário do que diz a presidente da República, da sua base em avançar nessas investigações ainda esse ano. Mas como disse aqui o senador Aloysio, é muito grave o que está acontecendo e esse diretor, é sabido, é o elo mais direto e mais próximo da Petrobras com o partido dos trabalhadores.

Sobre a tentativa de mudança na LDO, o senhor disse que a lei teve sanções para governantes. O senhor acha que, caso seja aprovada a mudança, pode ter tido crime de irresponsabilidade?

É o que diz a lei. E conversávamos agora pouco sobre isso. Inclusive a possibilidade de você movimentar até 20% do Orçamento em várias áreas é, exatamente, casada com a necessidade de você cumprir o superávit. Você só pode remanejar uma parcela do Orçamento, e isso é permitido na Lei de Diretrizes Orçamentárias, desde que você cumpra o superávit ali estabelecido. O governo já fez essa movimentação e não cumpriu o superávit. O Brasil não pode virar a “casa da mãe Joana”, onde o governo acha que, com a sua maioria, faz o que quer no Congresso Nacional.

Quero aqui apelar à responsabilidade inclusive de setores da base do governo no Congresso Nacional, que têm noção da gravidade do que o governo está tentando. O governo, até um mês atrás, dizia que cumpriria a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O ministro da Fazenda dizia isso durante a campanha eleitoral. É o mesmo governo que dizia que o desmatamento no Brasil tinha diminuído, que dizia que a miséria absoluta tinha diminuído, ou que não haveria necessidade de aumento da taxa de juros. Então, houve sim um estelionato nessa campanha, e nós vamos exercer o nosso papel de oposicionistas com absoluto vigor, sem adjetivações, com absoluto vigor. Impedir a aprovação da modificação da LDO é defender as prerrogativas do Congresso Nacional e defender a lei. As consequências obviamente terão que ser, amanhã, exercidas pela Justiça.