CREDN reunirá Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Por iniciativa do deputado Aécio Neves, a Câmara dos Deputados reunirá os embaixadores e representantes dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP, para debater ações de maior integração e cooperação nas áreas cultural e econômica.

A audiência pública foi proposta por Aécio como presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara e aprovada essa semana pelo colegiado. Em julho passado, a XIII Cúpula de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa comemorou seus 25 anos de fundação.

“A CPLP tem o reconhecimento não apenas dos líderes dos países de Língua Portuguesa, mas de toda a comunidade internacional. Reuniremos os embaixadores dos países que a integram para tratar do presente e do futuro. Vamos revisitar as ideias que inspiraram a construção da CPLP para trazer aos dias de hoje propostas que possam revigorar a integração cultural e econômica entre esses países-irmãos em diferentes continentes unidos pela língua portuguesa”, afirmou Aécio.

Como presidente da CREDN, o deputado e ex-governador de Minas anunciou que a data da audiência será definida em breve e destacou as atuações centrais do ex-presidente José Sarney e do embaixador do Brasil em Portugal à época, o mineiro José Aparecido de Oliveira, para a formação da comunidade.

“A CPLP nasceu idealizada pelo ex-presidente José Sarney, um amigo querido, e foi concretizada por outro amigo muito querido, o embaixador mineiro José Aparecido de Oliveira. Com essa audiência pública, iremos resgatar o espírito que inspirou nossas autoridades no passado a criarem a comunidade, além de discutirmos seu papel no presente e no futuro num mundo que deve privilegiar cada vez mais o multilateralismo”, explicou Aécio.

O acordo de integração e cooperação é formado pelo Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e o Timor Leste.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+